Edinho coloca mandato à disposição para colaborar no fomento às micros e pequenas empresas

04/02/2012 Large_deputado_edinho2_1_

Deputado deu boas-vindas à nova gerente do Escritório Regional de Araraquara, do Sebrae, Marimar Guidorzi

 


O deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, esteve nesta sexta-feira, dia 03, no Sebrae para prestigiar o evento que simboliza o início das atividades do Escritório Regional de Araraquara sob a gestão da nova gerente Marimar Guidorzi. A atividade reuniu prefeitos da região, empresários e representantes de entidades.


Na ocasião, Edinho colocou seu mandato à disposição para colaborar no desenvolvimento e fomento das micros e pequenas empresas. Em conversa com a nova gerente, Edinho falou sobre a importância do Sebrae no apoio aos pequenos empreendimentos e afirmou que esses são os grandes geradores de empregos. “As micros e pequenas empresas contribuem para aumentar a nossa capacidade de gerar emprego, massa salarial, arrecadação. Não tenho dúvidas que o fomento delas é fundamental para o crescimento econômico das cidades. Quero colaborar no que for necessário”, disse Edinho.


Como prefeito de Araraquara, Edinho constituiu várias parcerias com o Sebrae a fim de dar suporte à criação de novos empreendimentos e manutenção daqueles já existentes. Com apoio do Sebrae, vários cursos de formação foram realizados, atividades de fomento ao setor, além da reestruturação da incubadora de empresas o que, junto com os Projetos Direto do Campo e Criação do Pólo Tecnológico, resultou à Edinho o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor por dois anos.


Edinho lembrou que o governo federal também está atento à importância desse segmento econômico. O programa Nacional de Microcrédito, que visa democratizar o acesso ao crédito produtivo, garantindo recursos em condições mais adequadas para abertura e desenvolvimento dos microempreendimentos no país, deve alcançar em 2013 a marca de R$ 3,5 milhões de microeempreendedores.


A Lei Complementar nº 139, sancionada em novembro, altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar nº 123/2006) para conceder mais benefícios e oportunidades aos pequenos empreendedores brasileiros. As alterações na lei elevam o Simples Nacional a um novo patamar, abrangendo um maior número de microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e empreendedores individuais (MEI) e possibilitando que aqueles já optantes pelo Simples paguem menos tributos. Haverá também simplificação de procedimentos, facilitando ainda mais o cumprimento das obrigações tributárias pelos empreendedores. “O SEBRAE cumpre papel fundamental para os avanços na legislação, beneficiando os micros e pequenos empresários”, enfatizou Edinho.


As pequenas e microempresas constituem a base da estrutura produtiva do País, representando 77% das empresas formais brasileiras. Atualmente, 5,6 milhões de empresas são optantes do Simples e do Microempreendedor Individual. Em outubro, o número de empreendedores individuais cadastrados correspondia a 1.732.993.